


A big band mais importante da história do ska bota o Inferno pra dançar
09/04/2008
Natalie Gunji
A julgar pela animação do público que lotava o Inferno Club de São Paulo na última terça, estar ali, mesmo com o calor, hum, infernal, era como estar no paraíso.
Fãs e aficcionados lotaram o clube para conferir de perto os jamaicanos do Skatalites, que estavam lançando o DVD Arena, gravado durante a primeira apresentação da banda em São Paulo no Sesc Pompéia em 2007.
A big band formou-se em 1964, um ano depois de os nove integrantes originais começarem a tocar juntos. Na época, eram os melhores instrumentistas da ilha e faziam a banda de fundo nas gravações de nomes ascendentes como Bob Marley e Peter Tosh. O Skatalites só durou até 1965 com sua formação original, após a saída do lendário trombonista Don Drummond, mas foi o suficiente para deixar a sua marca como a mais importante banda da história do ska, o gênero avô do reggae.
Evidentemente, diante dos veneráveis velhinhos, o público do Inferno sentia-se privilegiado por presenciar três dos integrantes originais ainda na ativa: o baterista Lloyd Knibbs, o sax alto Lester Sterling e a primeira dama do ska, a vocalista Doreen Schaffer. Quem acompanham os veteranos já há vários anos são Vin Gordon (ex- Sound Dimension e Wailers), Val Douglas (ex-Abssinians), Kevin Batchelor (ex-Steel Pulse), Ken Stewart, Devon James e Cedric Brooks (ex-Mystical Revelation of Rastafari).
Na noite de terça-feira, a segunda seguida da passagem por São Paulo, eles tocaram clássicos como "Guns of Navarone", "Latin Goes Ska" e a ótima versão para o tema de James Bond. Mesclaram com músicas do último disco On The Right Track (2007) e até atenderam pedidos do público com "You're Wondering Now" na doce voz de Doreen. Esta que, ao pisar no palco, encantou a todos com "Sugar Sugar", "When I Fall in Love" e "Adorable You".
O ska, originalmente pensado como acompanhamento instrumental para os bailes jamaicanos da metade do século passado, é um gênero musical que transmite muita alegria e leveza a quem o escuta e aposto que foi assim que boa parte do público saiu do Inferno Club: abençoados.
O Skatalites ainda toca em Curitiba no Espaço Callas (10/04) e em Brasília no Arena (12/04).